domingo, 2 de outubro de 2011

PORTO VELHO COM 97 ANOS

A CAPITAL MEIS FEIA DO BRASIL
RUA TENREIRO ARANHA, NO CENTO DA CIDADE, COM MATO NAS MARGENS

Porto Velho (município) alcançou em tão pouco tempo uma evolução inimaginável para uma região tão distante dos grandes centros do país, até porque, estamos ao Norte do Brasil e em apenas 97 anos de criação do município estamos beirando 500 mil habitantes e com grandes perspectivas de evolução para se transformar numa cidade moderna como todos nos esperamos.
A cidade que teve origem em 1907, quando se iniciou aqui a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sendo emancipada quando foi criada no dia 2 de outubro de 1914 e implantada no dia 24 de janeiro de 1915, tendo como uma das principais características a situação cosmopolita, acolhendo pessoas de todas as partes do Mundo e de outros estados brasileiros. Essa é uma constante.
Mas dentro dessa multiculturalidade sabemos acolher à todos, como é o caso atual dos haitianos, que já estão adaptados ao jeito despojado do povo que não tem preconceitos com ninguém, exceto casos isolados, mas que isso não reflete o sentimento da população tradicional.
É mais fácil verificamos preconceitos com os que acabaram de chegar e que resistem em aceitar a cultura local, se isolando e não participando do dia-dia dos acontecimentos, preferindo o isolamento e se agrupando com pessoas com as mesmas características. É normal.
Infelizmente a cidade não alcançou o nível de modernidade como os moradores desejam. Como teve um crescimento desordenado as administrações municipais não tiveram sabedoria para fazer um plano diretor para ser seguido e respeitado. Sendo os prefeitos os principais responsáveis pela desordem que hoje se encontra a Capital do Estado. Até o hoje o poder público municipal deixa a população invadir áreas verdes, igarapés, nascentes e outras situações com pleno conhecimento das autoridades.
O atual administrador, com quase sete anos no poder, tendo recebido milhões de reais do governo federal, não conseguiu criar uma nova cara para a cidade, ou seja, não tem um projeto consistente para dizer que a cidade mudou para melhor.
O que se vê de novidades, não foi realizado com recursos originários da arrecadação, mas sim, feitos pela iniciativa privada, como: a reforma das praças e a construção do Parque da Cidade. Muito pouco para quem prometeu, que por ser “amigo do Lula e que iria trazer mensalmente um Ministro para visitar a cidade, não conseguiu modernizar a cidade, que continua, como já disse: “SENDO A CAPITAL MAIS FEIA DO BRASIL”. Um título que nós rondonienses sentimos vergonha com essa situação.
O que existe de novidade e que demonstra pujança e com força para mudar vem da iniciativa privada, com as construções habitacionais que se acelerou impressionantemente, mudando o visual da cidade, com vários prédios e condomínios horizontais para atender a classe média. Alem de construções comerciais, como os megas mecados (atacadões) e o Shopping que deram um ar moderno para a cidade.
Mas até agora a cidade convive com TODAS as suas ruas esburacadas, disse todas; com sua estrutura de saúde precária, sinalizações das vias precárias, uma rodoviária ultrapassada, a coleta do lixo e vergonhosa nos bairros da cidade e construções sem respeitar as leis municipais, dentre outras centenas de coisas negativas.
O prefeito pode até dizer que fez muito, que asfaltou milhares de quilômetros de ruas, isso é verdade, mas são asfaltos eleitoreiros, sem ter o acompanhamento de infra-estrutura como água, esgoto e drenagem. Que os viadutos vão sair, mas o custo dessas obras é imoral e merece uma atenção do Ministério Publico Federal.
O pior é que não vemos perspectivas futuras de um futuro administrador com perfil de mudar essa situação. Os nomes dos pré candidatos que estão sendo divulgados pela imprensa, não tem nenhum perfil com capacidade para realizar o que queremos: VER A CAPITAL DO ESTADO DE RONDONIA SENDO ELOGIADA PELOS QUE MORAM AQUI E AQUELES QUE NOS VISITAM.
Contudo, ainda gostamos dessa cidade que nos acolheu, assim como milhares delas.
PARABÉNS PORTO VELHO, que Deus possa iluminar o futuro gestor para AMAR e ser CAPAZ dessa mudança que almejamos a Porto Velho.