terça-feira, 7 de junho de 2011

VIVA A PARCERIA

Na sexta-feira, dia 03, estivemos na Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para a inauguração da Litorina que iria funcionar depois de totalmente reformada sob a responsabilidade da Cooperativa dos Trabalhadores no Ramo Ferroviário – COOTRAFER. Ainda foram reformadas uma Cegonha e uma K-04. Ficaram novinhas. Foi uma alegria geral.


Representantes públicos somente o Superintendente Estadual de Turismo, Julio Olivar, o Procurador Federal Ricardo Santos Silva Leite e os assessores do deputado Zequinha Araújo.


O presidente da Cootrafer Paulo da Costa Passos e o vice-presidente, o professor Carlinhos Bennesby, que estavam felizes com a reativação da Litorina. Encontrei por lá velhos amigos ferroviários que continuam esperançosos com a possibilidade de ver as históricas locomotivas funcionando. Esperamos todos.


Mas aqui quero fazer dois registros importantes:


Primeiro parabenizar a direção da COOTRAFER, principalmente ao Paulo, presidente e ao professor Carlinhos, vice-presidente, que lutam pelo bem daquele patrimônio. Inclusive solicito que a população ajude a entidade, que é formada por ferroviários históricos que continuam esperançosos pela restauração do complexo da Madeira Mamoré.


O outro registro vai a Santo Antônio Energia que de forma integrada e parceira com a COOTRAFER patrocinou a restauração dos pequenos veículos ferroviários, como a litorina, a cegonha e a motorizada k-04. A direção da Santo Antônio Energia está de parabéns. E continuem dando essa força, energia, a esses ferroviários que são abnegados e somente querem ter a felicidade pela volta dos trens novamente nos trilhos, mesmo que seja por um pequeno trecho de linha.
Litorina restaurada.
Cegonha
Essa acima é a K-04

Gosto de fotografar.


A mecânica da K-04




A direita, o ferroviário Paulo, presidente da Cootrafer, a esquerda, o vice Carlinhos


Eu andando na primeira cadeira da Litorina em seu passeio inaugural


Meu amigo Nicanor, maquinista da Litorina. Um abnegado ferroviário.


Todos felizes. De camisa listrada, a esquerda, o Superintendente da Setur Julio Olivar. Valeu amigo.



Um registro muito especial com amigos.


3 comentários:

Alba Rodrigues disse...

Parabéns Ocampos pelo registro fotográfico e sempre seu delicado olhar, sua energia e força para nos brindar de tão longe (SP) com saudades que tocam minha alma.Só assim, posso usufruir um pouco do que ainda restou da minha terra, terra de minha mãe e de meu avô o velho carrasquinha, esquicido como muitos na história desse lugar. Você sempre tem a capacidade de me surpreender e me emocionar, obrigada por isso. Continue assim mostrando a alma desse lugar.

José Carlos de Sá Junior disse...

Obrigado, Ocampo, por suas palavras. A Santo Antônio Energia tenta ajudar na medida do possível. Meu sonho é voltar a fazer o passeio entre a estação e Santo Antônio e espero que isso aconteça em breve.
José Carlos Sá - Coordenador de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia

Anônimo disse...

Caro Antonio,

Sou Camila, pesquisadora de São Paulo. Estou trabalhando num documentário que falará sobre processo de restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Deixo esse comentário para pedir seu endereço de email, porque queremos conversar com você sobre o tema nos próximos dias, se possível. Se você puder, por favor me escreva no camila.moraes[at]gmail.com.

Obrigada,
Camila
(11) 98012-5678