quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MOTOQUEIROS e MOTOCICLISTAS

Aqui vou generalizar usando o termo motoqueiros*

Infelizmente é raro o dia que eu não vejo pelo menos um acidente envolvendo motoqueiros. E por várias vezes tive a oportunidade de presenciar acontecimentos inacreditáveis, desde acidentes com carros, fazendo brincadeiras e derrapando na pista, e os inusitados, que considero, quando ocorre choques entre motos. Por tudo isso, as estatísticas de acidentes envolvendo motoqueiros só têm crescido na capital de Rondônia. Pelo que se divulga, o pronto socorro João Paulo II recebe em média 16 motoqueiros acidentados diariamente.

Sinceramente as causas são muitas, mas variavelmente é por pura imprudência e desrespeito as normas de trânsito.

Mas o que observo é um fenômeno que pode ser a causa principal das imprudências: essa massa de motoqueiros, em sua grande maioria, são ex-ciclistas que hoje possuem suas motos e trouxeram o vício de quando eram ciclistas para as pilotagens das motos.


Vejam que diminuiu sensivelmente os milhares de bicicletas nas ruas. Ainda guardo na lembrança recente a Rua Rio de Janeiro tomada por ciclistas voltando, no final da tarde, do trabalho para suas casas rumo a zona leste. Uma cena que não se vê mais. A quantidade diminuiu em muito.

Pois bem, são raríssimos os ciclistas que respeitam as normas de transito, quase sempre ultrapassam sinais vermelhos, fazem zigue-zague entre os carros, e o mais comum: ultrapassam os carros usando os corredores entre os veículos e a calçada, ou seja, fazem isso sempre pela direita dos carros. Dessa forma a maioria deles, que passaram a pilotar suas “motocas”, continuaram com seus vícios de ciclistas. E assim, deixam os condutores de carros numa situação delicada no trânsito.

A todo o momento estamos sendo ultrapassados por motoqueiros tanto pela direita como pela esquerda, ao mesmo tempo.

Nos sinais vermelhos os motoqueiros vão se ‘enfiando’ entre os carros para se posicionarem a frente dos veículos, inclusive ficam estacionados na faixa de pedestre, com isso, não se importando em arranhar os carros e retardar a saída dos veículos quando o sinal abre. Muitas das vezes ficam chateados quando não conseguem ficar a frente dos carros nos sinais fechados.
Enganaram a eles ao dizerem que moto é para ser mais rápido no transito, por isso, andam em alta velocidade, muita acima do fluxo normal e, com isso, se atropelam e são atropelados devido à pressa. São apressados viciados.

Nas faixas de pedestres, principalmente as que estão em frente às escolas, geralmente os carros param, mas os motoqueiros não percebem, pela pressa, e passam nas laterais dos carros, causando perigo de atropelar os pedestres que estão ultrapassando nas faixas.
A minha sugestão é que deve ser feito uma campanha de conscientização com esse segmento para poupar mais vidas e prejuízos ao erário público com as internações hospitalar.
Também acho que as auto-escolas podem contribuir para que eles sejam mais prudentes nas ruas.

*Na Wikipédia, a enciclopédia livre, existe as variações para o usuário de motos:
Motociclista é o individuo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais;
Motoqueiro ou moto-boy é o individuo que possui ou faz uso da moto para fins profissionais.

Um comentário:

lurdes telles disse...

realmente tem muitos motoqueiros ai em porto velho, eu sou nascida e criada em porto velho, tem 8 anos que eu sai dai e hoje moro em santa catarina,e estive ai em pv em dezembro de 2010 e me assustei com o transito realmente estar demais!!!espero muito que minha cidade mude e se torne bela!!!