segunda-feira, 20 de junho de 2011

MUSEÓLOGO? (Parte 3)


Parte da equipe: Da esquera para a direita: Antropóloga Lúcia, eu, Arqueóloga Márcia e o Antropólogo japonês.


Portanto, como Agente Administrativo, nesse período, não fui o responsável por nada nos Museus do Governo do Estado. Infelizmente, nesses anos todos eles entraram em decadência e atualmente estão completamente reduzidos em pequenas salas dentro do prédio da SECEL.
.
Se for contar a historia da degradação desses museus nesse período vou causar desconforto e vergonha por termos tido governos sem compromisso com a nossa cultura.
.
A CULPA MINHA?: NÃO! Nunca fui nomeado para assumir a direção de nenhum deles nas ultimas duas décadas. Se eu fico triste com isso? Claro. Afinal não estudei museologia porque o curso é bonitinho ou diferente. Desde criança tive influencia de meu pai, um colecionador de raridades e, também, por saber que em Rondônia nós tínhamos Museus, por isso quis essa profissão. Mas trabalhar somente por amor a profissão, não existe. Nem médico faz isso pela salvação dos seus semelhantes se não for devidamente empregado.
.
Sou bacharel em Museologia, sim, mas como servidor do Governo Federal sou contratado como Agente administrativo com orgulho. Portanto, minha responsabilidade com após 1990 com os Museus nunca existiu, até porque, nenhum secretário da SECEL me convidou para assumir algum desses órgãos.
.
Para os desinformados, portanto, não tenho culpa de os “museus” de responsabilidade do Governo do Estado se encontram nestas condições.
.
MAS EXISTE UMA ESPERANÇA, e acredito nela, vinda do governador Confúcio Moura, sensível com a questão cultural, em destinar o prédio do Paláciodo Governo, para que ali se instale o Museu. Essa vontade política do governador será a maior contribuição a cultura e a museologia de Rondônia. Vamos ter pela primeira vez um verdadeiro Museu. Ganhará a população do Estado e os turistas.

Um comentário:

chagoso disse...

Brilhante!
Agora é sua vez amigo...